Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Nayla Nascimento



Minha vida como observadora de Aves é ainda recente. Sou Bióloga, graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Campus de Areia. Hoje em dia, estou no Mestrado e atuo como membro da equipe do Laboratório de Zoologia dos Vertebrados e Paleontologia. Mesmo antes disso, sempre admirei as aves, em especial os beija-flores e agora os Piprídeos, principalmente os do gênero Chiroxiphia meu objeto de estudo durante o mestrado, trabalho com filogeografia pretendo ver quando e como essas populações se deram ao longo de sua distribuição, mas não é só a biogeografia que me encanta, esse gênero (conhecidos como tangarás) se destaca por cores vivas e comportamentos de cortejo conhecidos como leques (verdadeiras arenas de dança onde os machos apresentam-se para as fêmeas) *-*. Acho-as graciosas, elegantes e livres. Com o estágio, comecei a amá-las mais ainda e descobri na essência a importância ecológica que as aves representavam na natureza. Mas até então, ir a campo era muito mecânico: ficar na rede de neblina, coletar dados, anilhar e taxidermizar alguns espécimes. Com a chegada do amigo Caio Brito em 2013 na nossa equipe, as coisas começaram a mudar. Ele já “Wikiviciado” (assim que chamamos quando alguém é viciado em “lifer’s” pra postar no Wikiaves) e com o vírus de “passarinhar” (que como a Cris comentou no Quem somos dela, é o fato de ser viciado em observar/fotografar aves) começou a espalhar esse vírus por toda nossa equipe. Os primeiros a se contaminarem foram os rapazes (dá pra entender né, os homens são quase sempre mais competitivos, hehehehe). Um deles é meu namorado, também da equipe, Cayo Lima, um dos principais responsáveis por eu estar “Wikiviciada” hoje em dia. De tanto ele me mostrar as espécies e me perturbar para que eu postasse minhas fotos, aqui estou eu totalmente Passarinhóloga. Tudo isso aconteceu ainda em 2013, ao ver a empolgação dos meus parceiros de trabalho, e após uma consultoria, quando passei alguns dias em campo na Amazônia, em Comodoro, MT, pude observar aves fantásticas. Todos os meus companheiros que lá estavam possuíam câmera fotográfica, menos eu, foi aí que eu decidi: “a próxima grana que eu ganhar (no caso a desse próprio trabalho), eu compro o meu novo brinquedo, rsrsrsrs. Não que observar não seja gratificante e maravilhoso, mas registrar as espécies que nós observamos é especial e importante também. Então em 2014, adquiri a minha humilde e amada Nikon P600 e comecei a registrar, sempre que posso, a minha paixão: Aves :D <3 o:p="">

4 comentários:

  1. E eu te desejo todo sucesso do mundo!!! Você mereceeee!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layla Minha Flor, obrigada!
      Também te desejo todo o sucesso do mundo. Saudades.
      Att. Nayla

      Excluir
  2. Que venha mais fotos Passarinhóloga! Sucesso pra ti e equipe. Bjs

    ResponderExcluir