Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Bruna Costa


Sou a Bruna e meu primeiro contato com as aves foi quando eu ainda era pequena, na casa dos meus avós.  Eles moram até hoje em um sítio  Serra da Passira onde eu passava os finais de semana, escutando  e vendo muitos e muitos passarinhos. Achava lindo, mas não entendia a importância daqueles bichinhos. Cresci, terminei o ensino médio e fui para a faculdade. Fiz o curso de Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na universidade pude conhecer diversas áreas da Biologia, mas uma disciplina em especial, Biologia Animal 3,  me chamou a atenção, pois abordava o grupo das Aves. Em seguida, fui pedir um estágio ao antigo professor de Ornitologia da UFPE mas que não foi possível, porque ele estava em processo de aposentadoria. Com a chegada do novo professor, o Luciano N. Naka, eu fui pedir pra fazer um estágio no Laboratório de Ornitologia da UFPE, que sem titubear me aceitou e onde estou atualmente. Meu primeiro campo com aves foi durante os campos do Doutorado de Flor Maria, a quem tenho gratidão até hoje pela oportunidade. Ela me ensinou tudo o que sei sobre anilhamento e como se portar em campo. Neste mesmo campo, pude conhecer várias espécies que ocorrem na Caatinga como a maria-preta-de-garganta-vermelha (Knipolegus nigerrimus) e a águia- chilena (Geranoaetus melanoleucus), duas espécies fascinantes. Amo o que faço, amo escutar passarinho, estar no meio do mato, acordar cedo, ver as asinhas das aves batendo no voo. Uma das maiores experiências e alegrias que tive foi conhecer a Floresta Amazônica e trabalhar lá. Avistar as araras passando nas nossas cabeças, o canto dos papa-moscas-do-sertão (Stigmatura napensis), ver e escutar uma das mais bonitas aves que já avistei na vida, o anambé-preto (Cephalopterus ornatus), dentre outras aves lindas. Passarinhei também na Mata Atlântica e em outras áreas na Caatinga. 

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494455A3

Nenhum comentário:

Postar um comentário