Páginas

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Território Macuxi – Conde – PB

Desta vez, o destino escolhido por nós foi o Território Macuxi, localizado no município de Conde, no litoral sul da Paraíba. É uma área particular de 5,5 hectares, boa parte do terreno é alagado e fica em uma das margens do rio Guruji. O local fica a 30km de distncia de João Pessoa e a entrada é viabilizada através do proprietário  Julindio (Facebook do Território Macuxi).
Localização do Território Macuxi no município de Conde - PB
    É cobrada uma taxa diária de 20 reais, com direito a trilhas, banho de rio, banho de argila, comer fruta no pé, andar de caiaque, cozinha comunitária, e caso você tenha um espirito mais aventureiro, pode levar barraca e acampar. Claro que essa foi a nossa escolha!


Oca disponível para os visitantes se acomodarem com uma vista maravilhosa a frente

Chegamos já no fim da tarde de um sábado (28/03/2015), o Julindio nos apresentou o local e nossas instalações para a dormida. No trajeto vimos um bando grande de maracanã-pequena (Diopsittaca nobilis), estava uma luz linda de fim da tarde, ficamos na duvida se fotografávamos primeiros  ou se iriamos montar a barraca, já que a noite não teria acesso à luz. Tomamos a pior decisão, montar a barraca e pior ainda, com as máquinas dentro do carro, bem longe da gente, resultado: armando a barraca em cima de uma oca   com aquele visual lindo de pôr-do-sol, pousa na altura dos nossos olhos, em uma embaúba (Cecropia sp), um casal de saí-azul (Dacnis cayana). Nossa... seria uma foto perfeita, mas sem máquina.... só nos restou admirar-las. Logo em seguida apareceu um  pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis), esta espécie não estava registrada no wikiaves para o município do Conde. Não fizemos a foto, mas no dia seguinte gravamos sua vocalização para confirmar o registro (registro sonoro pia-cobra). Ainda vacilamos com muitas coisas nas passarinhadas, mas faz parte do nosso aprendizado, somos iniciantes, vamos aprender muito com nossos erros ainda! Barraca armada, já de noite, fizemos um jantar, tomamos um banho de cuia e subimos na nossa oca. Levamos um vinho para relaxar e jogar conversa fora!


Momento descontração da noite
Acordamos como a vocalização de uma saracura-três-potes (Aramides cajaneus), perto de 5 horas da manha, saímos da barraca e tivemos uma surpresa... o visual era espetacular! Assim é fácil acordar cedo com disposição!
Vista panorâmica de cima da nossa Oca


Começamos nossa trilha registrando no e-bird todas as aves observadas (vistas e/ou ouvidas). Encontramos no caminho: a guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster), o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), a Juruviara (Vireo chivi), o pitiguari (Cyclarhis gujanensis) e o rapazinho-dos-velhos (Nystalus maculatus).


Guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster)

Paramos um pouco na beira do rio Guruji para tentar observar algumas aves associadas a ambiente aquático. A saracura-três-potes (Aramides cajanea) não deu mais sinal de vida, mas aparecerem dois  socozinhos (Butorides striata) e a andorinha-do-rio (Tachycineta albiventer ).


O rio Guruji ao fundo, ao lado na árvore a esquerda um trapézio pendurado onde os visitantes podem se divertir se atirando no rio.

Continuamos a trilha, aproveitamos para fazer uma “boquinha” e se deliciar com uma manga caída do pé e depois fizemos uma paradinha num pé de cajueiro! Subir em árvore me remete a infância, é bom demais. 
Relembramos a infância 

Há uns 300 metros da área do rio,  encontramos uma vegetação baixa ao lado de uma plantação de mandioca, avistamos um “papa-capim” (Sporophila sp), por se tratar de uma fêmea não conseguimos identificar a nível de espécie, o individuo também não cantou para matar a charada! Colocamos a foto no grupo de identificação de aves no facebook, (grupo de identificação de aves) é ótima opção para quem precisa identificar uma espécie que não conhece, as pessoas são sempre muito solicitas. Segundo as sugestões pode ser a fêmea de um caboclinho (S. bouvreil) ou um bigodinho (S. lineola).


Fêmea de “papa-capim” (sporophila sp)

A andorinha-serradora (Stelgidopteryx ruficollis) estava fazendo pose no galho seco e um suiriri (Tyrannus melancholicus) cantava abrindo suas asas!


Andorinha-serradora (Stelgidopteryx ruficollis)
Suiriri (Tyrannus melancholicus)

Voltamos a nossa “oca” pois o tempo fechou...choveu rápido e logo o sol voltou, nesse meio tempo um beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) aproveitou para tomar um banho e se refrescar... duas corruíras (Troglodytes musculus) também estavam animadas com a chuva e cantaram muito próximo a nossa barraca! A paisagem com respingos da chuva conseguiu ficar ainda mais bonita!

Corruíra (Troglodytes musculus)

Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura)


Vista panorâmica de cima da oca durante a chuva

Fomos ate a cozinha comunitária tomar um café e no trajeto continuamos nossa lista, pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros), quero-quero (Vanellus chilensis), anu-branco (Guira guira), anu-preto (Crotophaga ani), sanhaçu-do-coqueiro (Thraupis palmarum), vira-bosta (Molothrus bonariensis), cambacica (Coereba flaveola) e um casal de tuins trocando carinho (Forpus xanthopterygius).

Fêmea do tuim fazendo um cafuné, depois o macho retribuindo (Forpus xanthopterygius)

Cambacica (Coereba flaveola)

Mas não só de passarinhar “vivem” as Penelopes, resolvemos aproveitar o que o Território Macuxi tinha a oferecer, comemos acerola no pé e fomos começar nosso SPA de banho de lama e na sequência um  banho de rio. E claro que também  usufruímos  dos balanços!


Acerola no pé
Banho de lama

Depois do relaxamento e muitas estripulias ficamos conversando na sombra de uma árvore, quando reparamos em um beija-flor visitando uma helicônia muito próxima a nós, chegamos mais perto para fotografar, era um beija-flor-de-bico-curvo (Polytmus guainumbi), um bichinho não muito comum de se ver na Paraíba, no wikiaves constam apenas 10 fotos da espécie! Ficamos felizes com o registro e fechamos a passarinhada com chave de ouro.  A lista de aves feita na passarinhada você pode conferir: aqui.

No vídeo abaixo um pequeno resumo da nossa viagem

















Um comentário: